Pin It button on image hover



    Aqui vou compartilhar tudo que me faz sentir, me faz sorrir, me faz pensar
    e me faz escrever, através das minhas crônicas. Espero que gostem, e só
    fará sentido para mim se fizer sentir em vocês.

domingo, 20 de setembro de 2015

Aos Farrapos


Alguns não entendem, outros admiram e todo o resto, concentrado nessa pequena querência de planícies e serras, sente orgulho. 

Acho admirável toda beleza natural Nordestina, a vida movimentada do Sudeste, os pratos incríveis do Norte, acho admirável no Sul, a limpeza e seriedade do Paranaense assim como é lindo de ver a simplicidade do Catarinense, mesmo possuindo tanta beleza em suas praias. Admirar as diferenças é  justamente o que me faz ter orgulho de ser gaúcha, porque ninguém gosta mais de ser diferentes do que a gente. Quando digo diferente, não digo melhores ou piores, digo apenas diferente, porque gostamos, lutamos e defendemos uma identidade. Ser gaúcho é muito mais do que andar a cavalo, fazer um bom churrasco, vestir-se de prenda e tomar chimarrão, ser gaúcho é muito mais do que falar “Tchê”, “Tri legal”, “Capaz”, “Tu” e todas as inúmeras variações do nosso tão famoso “Bah”.  Ser gaúcho é cultivar a tradição, é passar de pai para filho, mesmo sem nunca ter pisado em um CTG  ( Centro de Tradições Gaúchas ), ser gaúcho é ver uma criança cantar “ Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade”, com a mão no peito e orgulho nos olhos, mesmo sem ainda entender o que isso quer dizer, ser gaúcho é defender a nossa bandeira, ser gaúcho,  é não apenas cantar que “Nas minhas veias escore o sangue herói de farrapo” mas ter realmente esta bravura nas veias de um povo que morre e luta todos os dias mesmo sem guerra. Talvez um dia eu saia do Rio Grande, mas jamais o Rio Grande de dentro de mim, pois como disse Teixeirinha “Meu coração é pequeno, porque Deus me fez assim, o Rio Grande é bem maior, mas cabe dentro de mim”.

Dedicada a tradição.

3 comentários:

Gugu Keller disse...

Olá!
Que legal que tu aceitaste a minha sugestão! Fico muito feliz e honrado. O texto está lindíssimo.
Tomo a liberdade, amiga, aproveitando o ensejo da data e desta tua postagem, e humildemente a dedicando a ti e a aos teus leitores, de incluir aqui neste comentário a letra de uma canção que compus há algum tempo com que, apaixonado que sou pelo teu estado, tento homenagear sua tão rica cultura e povo tão acolhedor. O título da canção é "Guria Gremista", escrita para alguém que um dia me ensinou muito sobre esse fascinante e mágico universo de costumes que vcs com tanta paixão aí cultivam. Não sei para que time tu torces, mas peço-te licença para tanto mesmo se fores colorada, pois a canção, ainda que cite de modo tão direto um dos times dessa tão intensa, e tipicamente gaúcha, rivalidade, é, assim espero, uma homenagem a todo o Rio Grande do Sul, tanto a sua metade tricolor, quanto a colorada.
Bj! E parabéns pela tão importante data!
GK

GURIA GREMISTA

Quando o vento sopra gelado nos pampas do meu coração
É teu, minha prenda, o abraço apertado, és cuia e calor, chimarrão
Quando a névoa aponta ao largo e aporta no peito a dor
É doce em teus lábios o mate amargo que amorna o minuano de amor

Guria, minha estrela guia
Meu sol de um dia azul
Gaúcha de Santa Maria
Gaudéria cria do sul

Se eu da invernada vou na cavalgada que desce o Cassino ao Chuí
À noite, sem pilcha, bombacha, o meu corpo acha o achego em ti
Teus gestos, jeitos, teus peitos perfeitos, conceitos de Serra Geral
Guaíba vermelho na tarde que arde num porto-alegrense postal

Gauchinha linda, tão para mim bem-vinda
És o meu amor meridional
Juntos de mãos dadas vamos pela estrada
Da querência amada sem igual

Gauchinha amiga, prenda tri-querida
Dá-me a pista para eu te cabrestear
Deixa eu conquistar teu coração gremista
Matear sulista e te amar

Gugu Keller

Rafaela Manique disse...

Gugu

Honrada fico eu pela admiração e carinho do amigo escritor, poeta e declarador de verdades enormes em frases tão curtas, como esta sobre amor. Linda a música, sou colorada, mas o que conta neste caso e a poesia das palavras e não as palavras propriamente ditas. Obrigada mesmo, pela sugestão e pelo homenagem ao meu adorado estado na data de hoje. Meu blog está aberto a ti, sejas sempre bem-vindo!
Grande beijo da amiga do Rio Grande!

Gugu Keller disse...

Rafaela...
Que bom que gostaste!
És igualmente sempre bem-vinda em meu blog!
Viva o Rio Grande do Sul!
GK

Postar um comentário

Translate